CIRURGIA PÓS-BARIÁTRICA

A cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica ou a plástica para ex-obesos é um conjunto de cirurgias plásticas para corrigir as alterações corporais após grande perda ponderal (após gastroplastias), mais notadamente a flacidez que é o resultado de toda grande perda de peso.

O tratamento do ex-obeso é realizado em etapas, onde se programa uma cirurgia para cada região. A realização de vários procedimentos em um único tempo cirúrgico, em nossa experiência, não é adequada.

As cirurgias mais comumente indicadas para estes pacientes são as Dermolipectomias e também as Mamoplastias.

Dermolipectomia Abdominal

Dermolipectomia Abdominal

Na região abdominal, os excessos de pele e gordura que ocorrem após a gastroplastia são, não somente no sentido vertical (de cima para baixo), mas também no sentido circunferencial (ao redor, na cintura). Portanto, a cirurgia indicada poderá ser pela técnica clássica (que trata apenas o excesso longitudinal), pela técnica em âncora, também denominada Flor-de-Lis ou o Body-Lift (ao qual se trata circunferencialmente, incluindo a face lateral das coxas e nádegas).

Masmoplastia

Mamoplastia

É muito comum a queda das mamas após grandes emagrecimentos devido a diminuição do seu volume, que gera sobra de pele. Na maioria das vezes, as aréolas também se apresentam em uma posição bem baixa e, por vezes, localizadas na curvatura das mamas, encostando no tórax. A cirurgia plástica de mamoplastia após a gastroplastia tem o objetivo de reconstruir e suspender as mamas, restabelecendo o volume com ou sem próteses de silicone.

Cruroplastia

Cruroplastia

A cirurgia plástica das coxas é realizada, maioria das vezes, com uma lipoaspiração da face interna do terço superior das coxas, diminuindo o peso do retalho e facilitando a retirada de pele nas coxas ao nível das virilhas. A retirada do excesso de pele pode ser realizada resultando em uma cicatriz ao longo das virilhas, ou com um prolongamento na face interna das coxas, podendo se estender até os joelhos (para os casos de flacidez severa).

Braquioplastia

Braquioplastia

A cirurgia nesses casos, na maioria das vezes, resulta em uma cicatriz longitudinal (ao longo da face interna dos braços), que pode se estender da axila ao cotovelo. Nos casos mais leves, pode-se realizar apenas uma lipoaspiração na face póstero-lateral dos braços, sem deixar cicatrizes aparentes.

Body-lift

Body-Lift

Essa cirurgia é normalmente realizada em continuação com a abdominoplastia e resulta em uma cicatriz baixa nas costas, semelhante à da abdominoplastia, para tratar a flacidez ao nível dos flancos (cintura) e suspender as nadegas.

Torsoplastia

Torsoplastia

Quando a flacidez é alta acima dos flancos posteriores, pode-se realizar uma retirada de pele e gordura nas costas no nível da linha do sutiã.

Ginecomastia

Ginecomastia Masculina

E a cirurgia para retirar o excesso de pele e glândula mamaria da região do tórax anterior em pacientes do sexo masculino. As incisões podem ser ao redor da aréola ou transversa horizontal.

Lipoaspiração

Lipoaspiração

Quando a perda de peso, apesar de grande, ainda deixou algumas gorduras localizadas e sem muita flacidez de pele, pode-se realizar a lipoaspiração nessas áreas, com resultados satisfatórios. Deve-se apenas ter em mente os limites de volume (5 a 7%) e de superfície corporal (40%) para que o procedimento de lipoaspiração seja feito com toda a segurança. Áreas do corpo que podem ser lipoaspiradas incluem submento (papada), dorso, flancos, abdômen, culotes, face interna de coxas, joelhos e região pré-axilar.